EXPOSIÇÕES MUNDIAIS
Desde 1851 , as Exposições Mundiais são realizadas para fomentar o intercâmbio internacional , proporcionando uma plataforma para países do mundo todo exibirem suas culturas , tecnologias e tradições . Elas , era cadadeurgentes desafios os abordaradedicados globais eventos maiores se destacam como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) .
“A exposição oferece aos visitantes um vislumbre da Expo 2025 Osaka, permitindo que aqueles que não podem comparecer pessoalmente ao evento explorem algumas das ideias, inovações e reflexões propostas como potenciais caminhos para o futuro da humanidade, particularmente no que diz respeito à alimentação, em consonância com os temas da Expo. E o Japão desempenha um papel importante nesse sentido, tornando-se uma inspiração global em sustentabilidade, tecnologia e cooperação”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.
O GRANDE ANEL
No total, a Expo Osaka 2025 ocupa 155 hectares em Yumeshima — uma ilha artificial localizada no Mar Interior de Seto —, com uma área central de pavilhões cercada pelo projeto arquitetônico Grand Ring criado pelo arquiteto de renome mundial Sou Fujimoto . O Grand Ring é uma estrutura circular de madeira , com aproximadamente dois quilômetros de circunferência , construída utilizando técnicas tradicionais japonesas . Em março de 2025 , foi reconhecido pelo Guinness World Records como a maior construção de madeira do mundo. A estrutura será um dos destaques da exposição na JHSP, pois os visitantes poderão ver seus detalhes por meio de uma maquete.
PAVILHÕES DE ASSINATURA
Outra parte importante são os Pavilhões de Assinatura , liderados por oito produtores japoneses . A JHSP destaca o pavilhão EARTH MART e apresenta uma seleção de seu conteúdo chamada EARTH FOODS . Entre os ingredientes, produtos alimentícios, conhecimento e tecnologias alimentares desenvolvidos pelo Japão , foi feita uma seleção de 25 itens que o país deseja compartilhar com o mundo . Essa seleção visa contribuir para a melhoria do futuro da alimentação e se baseia em dez critérios , incluindo qualidade nutricional, disponibilidade e custo.
Também estarão em exposição na JHSP réplicas hiper-realistas de resina desses alimentos (shokuhin sampuru). Esses modelos fazem parte da cultura japonesa e são comumente encontrados em restaurantes e mercados para ilustrar as iguarias à venda . Os itens são idênticos aos expostos na Expo Osaka 2025.